Friday 14 October 2016

etimologia-14

SUJEIRA
Termo que indica lixo, ou seja substâncias, objetos ou matérias que não deveriam estar no lugar onde no momento se acham e por isso deveriam ser jogados fora quanto antes possível. O termo se originou da dúvida sobre o seguinte problema: aonde jogar essas coisas não desejadas? Originariamente não existia essa palavra genérica para todo material que precisa estar jogado fora e o povo utilizava a expressão: "tenho que jogar fora essas coisas. me sugira aonde!" pela razão que não existia lugar certo ou claro onde botar o lixo. a frase se convertiu em: "tenho que jogar fora. sugira!" que no falado popular mudou em significado já que o verbo ao final da frase se modificou e virou um substantivo comum objeto da frase mesma (tenho que jogar fora [a] sugira) e "sugira" passou a indicar a ideia de lixo e, por extenção, do sujo em geral. A evolução seguinte foi a leve modificação da pronúncia e a adaptação da grafia que passou de "sugira" a "sujeira" evitando assim confusões entre o verbo originária e a palavra derivada.

3 comments:

  1. Ha, ha! Você é o máximo!

    Sugiro, na mesma linha, uma Etimologia-14bis. Na Itália medieval ‒ como em toda a Europa ‒ não havia lugar específico para abandonar coisas sujas. E que se fazia? Ora, simplesmente se deixava fora de casa, na rua.

    Rua, em italiano, se diz «via». Daí, já nos tempos de Dante, nasceu a expressão «buttare in via», jogar na rua. Com o passar do tempo, a língua do povo simplificou para «buttar via».

    É o que se diz até hoje.

    ReplyDelete
  2. Haha. Muito bom mesmo!!! A 14 bis está aceita totalmente!! Se eu sou o máximo você é o gênio absoluto! Abraço.

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete

Note: only a member of this blog may post a comment.