Tuesday 17 July 2018

etimologia-38

AUTOMÁTICO
Automático é uma palavra que vem da prática habitual dos Italianos de cozinhar sempre massa ao molho de tomate. Os Italianos de fato, na hora de escolher as variações de sabor do molho que acompanha o prato típico nacional, podiam ficar na dúvida se era melhor cozinhar um molho à carbonara, ou ao pesto, ou à berinjela e tomate, ou à creme com cogumelos... em fim... milhões e milhões de possibilidades... se o povo não estava inspirado para escolher um molho especial ou se apareciam controvérsias sobre o tipo de molho melhor, sempre se acabava escolhendo o molho standard, básico, o molho que se faz quase sem pensar e que sempre satisfaz todo o mundo, o molho que se faz em automático: o molho de tomate.
Foi assim que, no mundo da cozinha da comunidade italiana, dizer um prato que se faz sem pensar, ou que quase se faz sozinho, começou a se dizer de prato "ao tomate", e daí a pouco passou a ser prato "aotomático".
Por extenção a palavra "aotomático" virou a se aplicar não somente aos pratos e à cozinha, mas também à vida cotidiana e a qualquer outra coisa da vida, com o significado de coisa fácil, lineal, que se faz sozinha, que não precisa pensar o fazer esforço.
A palavra rapidamente se espalhou entre as comunidades não italianas e a grafía rapidamente mudou de "aotomático" a "automático".

1 comment:

Note: only a member of this blog may post a comment.